Lifestyle

Suco verde detox: para que serve?

por Camila Oliveira

O suco verde não é nenhuma novidade em tempos de #instafitness. Não sei vocês, mas eu morria de preguiça de tomar a bebida todas as manhãs, pelo simples fato de acordar bem cedo – em geral, atrasada – e não ter ninguém pra preparar pra mim. Afinal, dá um pouco de trabalho cortar várias folhas e frutas. No entanto, descobri uma forma bem mais prática de fazer o tal suco detox, que mudou a minha vida! haha. Pode não ser novidade pra alguns, mas sei que muitos ainda não conhecem, assim como eu. ;)

Btw, eu tenho uma alimentação boa, como de tudo – de fast food às saladas mais complexas, haha – e não é sacrifício tomar a bebida. Agora, que já virou um hábito, acho bem gostoso e prefiro de fazer sempre diferente pra não enjoar. Ah! Além da receitinha prática, tem dicas top de quem mais entende do assunto. Leiam tudo, haha.

suco verde - detox - como fazer suco verde - dicas de alimentacao - andrea santa rosa garcia - nutricionista funcional 01

Então, é o seguinte: em vez de cortar as folhas todos os dias, basta fazer gelinhos com esse conteúdo. Os ingredientes abaixo rendem duas formas – com cerca de 16 gelos grandinhos. Basta bater o conteúdo, despejar no recipiente e colocar pra gelar.

– 2 xícaras de couve
– 1 xícara de agrião
– 1 xícara de hortelã
– 1 xícara de salsinha
– 1 pepino pequeno inteiro e sem casca
– gengibre a gosto
– 500ml de água

Para o suco:
– 3 cubinhos de gelo verde
– Suco de uma laranja ou uma maçã
– 1 colher de sopa de linhaça germinada e/ou chia
– 1 colher de sopa de goji berry (que acaba deixando o suco um pouco amarronzado)

Agora, é só bater e tomar. Muito prático, gente! De qualquer forma, é preciso bater na hora, mas já economiza bastante tempo. Nas frutas, dá pra variar bastante. Limão, abacaxi e morango são outras opções para enriquecer a bebida.

suco verde - detox - como fazer suco verde - dicas de alimentacao - andrea santa rosa garcia - nutricionista funcional 02

Mas, afinal, pra que serve o suco verde detox?

A top nutricionista Andrea Santa Rosa Garcia bateu um papo com a gente e garante que a bebida favorece o intestino, o fígado e também melhora a queda de cabelo, unhas fracas e enxaqueca, entre outros benefícios.

“O suco tem como objetivo eliminar toxinas. Ou seja, agentes internos e externos os quais somos expostos diariamente. Além dos externos mais comentados, como os agrotóxicos, edulcorantes e conservantes, temos a poluição do ar e os metais pesados (ex: alumínio presente em desodorantes e perfumes; mercúrio presente em peixes predadores, etc). Já os internos são os restos de metabólicos provenientes das reações bioquimícas e células mortas. Todos esses fatores colaboram para o aumento do grau de inflamação do organismo, o que leva à alta de cortisol circulante, favorecendo o aumento de gordura corporal”, explica.

Quais são os ingredientes que não podem faltar?

“Dentre os componentes principais do suco verde, posso citar a couve. A hortaliça é fonte de magnésio, mineral, que participa na ativação da glutationa peroxidase, uma das enzimas mais importantes do processo de detoxificação hepática. Além de conter bastante clorofila, pigmento presente na folha, que também está envolvido na eliminação de toxinas. Outro elemento importante é a maçã, que possui a quercetina, um fitoquímico com ação anti-inflamatória que irá ajudar na limpeza do organismo. Esses dois ingredientes são essenciais aliados ao limão, fonte de vitamina C, que também auxilia no processo de ativação de enzimas hepáticas voltadas para o processo detox”.

Truque extra

“A água de coco é fonte de minerais importantes, como potássio e magnésio. Acrescentá-la ao suco, além de ajudar na reposição de minerais, deixa a bebida mais docinha”.

Curtiram as dicas da Andrea? Pra conhecer mais sobre o trabalho da nutricionista, é só correr pro site. A queridinha de A queridinha de Angélica, Preta Gil e Juliana Paes inaugurou recentemente sua nova clínica no Leblon.

 

Já nos acompanham nas redes sociais?
Fanpage ♥ Instagram ♥ Youtube ♥ Bloglovin’

27 jan
Comentários:
  1. Priscilla | 04/02/2014 às 10:34

    AMEEEEEEEEEEEEEEEEEI!
    Eu estou na onda dos suco verdes, mas sempre ficava meio perdida em relação à quantidade de cada ingrediente!
    Adorei as dicas da nutri! Bjs ;)

    Responder
    • Camila Oliveira | 04/02/2014 às 11:59

      Oba!! Que bom que gostou, Priscila! :)
      É muuuito mais fácil fazer suco verde assim.

      Beijosss

      Responder
  2. Carolina | 30/07/2014 às 07:18

    Na parte que fala que tem que colocar suco de laranja ou maçã, qual a quantidade que posso estar colocando mais ou menos!? Obrigada!

    Responder
    • Camila Oliveira | 19/08/2014 às 15:59

      Oi, Carolina, tudo bem?
      Eu coloco o suco de uma ou dias laranjas + uma maçã!

      Beijos

      Responder
  3. eliane torres | 02/09/2014 às 19:10

    ola, queria saber se o suco verde pode ser tomado a qualquer hora do dia, e se por exemplo eu faço de manha e vou tomando durante o dia (3 vzs ao dia.

    to tomando um copo de manha, um copo a tarde e uma a noite, mais eu faço ele de manha e coloco na geladeira,,, ta certo isso?….

    desde ja adorei abços

    Responder
    • Camila Oliveira | 02/09/2014 às 21:34

      Pode tomar mais de uma vez ao dia, sim. Mas o ideal é que ele seja feito na hora, pra não perder as propriedades.
      De qualquer forma, qualquer dúvida mais profunda, digamos assim, haha, consulta um nutricionista. :) Beijosss

      Responder

Post Anterior
Próximo Post